SERVIÇO SOCIAL


História do Serviço Social no IPARV

O Serviço Social do IPARV foi o pioneiro na região sudoeste de Goiás, com a atuação do Assistente Social no Regime Próprio de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Verde, tendo como idealizadora a Assistente Social Srª Vanuza Ynês Amaral de Oliveira Silva na gestão da Superintendente Srª Gleice Cabral de Castro no mês março de 2002, através do recadastramento dos aposentados e pensionistas. Após o termino do censo passou a realizar atendimentos aos segurados do IPARV na Previdência e Assistência. O profissional de Serviço Social na escala hierarquia está vinculado ao Presidente deste instituto, sendo requisitado quando necessário junto aos processos administrativos, Perícia Médica e/ou judiciais que tramitam quanto a subsidiar na concessão de benefícios previdenciários e assistencial.

O Assistente Social é o mediador entre a instituição (legislação) e o segurado/beneficiário, é ele quem interpreta a legislação buscando adequar a situação vivenciada pelo segurado e/ou beneficiário ao que preconiza a legislação. A ênfase na demanda do trabalho do serviço social é pela qualificação de beneficiário post mortem para recebimento de benefícios previdenciários.

É um serviço prestado aos segurados da Previdência com a finalidade de esclarecer seus direitos sociais e os meios de exercê-los. Tem como prioridade, além de facilitar o acesso aos benefícios e serviços previdenciários, estabelecer o processo de solução dos problemas sociais relacionados com a Previdência Social..

Tem como missão de “facilitar o acesso dos usuários aos direitos previdenciários, estimulando a discussão coletiva da política de seguridade especialmente da Previdência e Assistência, sob a ótica do direito, visando à formação da consciência coletiva da proteção social” (Brasil, 1994).

O Assistente Social emite o Estudo Social/Laudo Social/Perícia Social após a constatação da situação, sendo elaborado a partir de instrumental técnico metodológico que irá nortear o profissional, contudo, ressalta-se que cada laudo é único pois as situações vivenciadas pelos segurados e/ou dependentes se manifestam de forma singular/peculiar, as relações familiares são complexas.

Tem como Objetivos específicos:

 Realizar a interlocução de direitos através da Perícia Social e dos processos de trabalho dos assistentes sociais na garantia de direitos fundamentais dos servidores efetivos, ativos e inativos.
 Qualificar os processos de reabilitação e habilitação dos servidores efetivos às atividades laborativas em desvio de função para a sua permanência temporária, permanente ou aposentadoria.
 Propiciar condições dignas para o servidor no local de trabalho em desvio de função e / ou reabilitação para evitar o assédio moral , propiciando seu retorno ao mesmo mais instrumentalizado para enfrentar os desafios que possam surgir neste novo local.
 Articular Recursos para construir Redes Sociais ao atendimento dos servidores efetivos, ativos e inativos da assistência do IPARV para garantir a universalidade da cobertura prevista em Lei.
 Construir processos de trabalho com os servidores inativos para consolidar sua cidadania através de sua participação efetiva na condução e no uso do IPARV.
 Viabilizar a Sala de Espera de acolhimento de Informação Qualificada na Garantia de Direitos aos servidores à espera de atendimento no IPARV.
 Garantir espaços de Supervisão Curricular conforme a Lei de Estágios e regulamento da Instituição de Ensino.
 Prestar atendimento individual e grupal aos usuários esclarecendo quanto ao acesso aos direitos previdenciários, tais como: benefícios e serviços, condições e documentos necessários para o requerimento e concessão dos benefícios previdenciários e assistenciais, manutenção e possibilidade da perda da qualidade de segurado, entre outros.

Anexos:
FUNCOES DO SERVICO SOCIAL
QUADRO DO SERVICO SOCIAL – PARTE 1

Formulários De Pericia Médica – 2016:
CAT – COMUNICACAO DE ACIDENTE DE TRABALHO – OFICIAL DO IPARV
1 SOLICITACAO DE READAPTACAO FUNCIONAL
2 SOLICITACAO DE READAPTACAO – REAVALIACAO
FORMULARIO PARA ACOMPANHAMENTO FAMILIAR
FICHA DE INFORMACOES PARA EXAME PRE-ADMISSIONAL

Relação De Pedidos Para Exames Pré-Admissional:
PEDIDO DE EXAME – RX
PEDIDO DE EXAME – ELETROCARDIOGRAMA
PEDIDO DE EXAME – DIVERSOS